Fernando Henrique Cardoso in Folha de Londrina (Brazil): “Repressão não é solução para no combate às drogas diz, FHC” (Repression is no solution in the fight against drugs says, FHC)

Read original article in Folha de Londrina (Brazil)

Folha de Londrina by Amanda Lemos

O ex-presidente FHC (Fernando Henrique Cardoso) disse neste sábado (7) que o combate às drogas não se deve ser feito com repressão e que é a favor de uma regulamentação de medicamentos à base de Cannabis no Brasil.

Fernando Henrique participou do Cannabis Thinking em São Paulo, evento que discute o mercado da maconha medicinal.

“A questão da repressão pela repressão é que o resultado é pequeno. Sobretudo nas Américas, temos um sentimento que, na marra, vamos ganhar essa guerra [as drogas]. Mas não vai, vai perder. Acho que é bom regulamentar”, disse.

Para FHC, o uso de drogas acontece mesmo com proibição e que a regulamentação é uma saída saudável, ficando para sociedade decidir como deve ser consumido. “No começo do meu governo ajudei a erradicar a maconha e vi que não adiantava. Quando vi que não resolveria, e cada um de nós tem que ter consciência do que faz. Vai fazer escondido, não adianta.”

Questionado sobre a discussão sobre o uso para fins recreativos e medicinal, Fernando Henrique comparou com o uso de bebidas alcoólicas. “Tomar um pouco não tem problema, se ficar bêbado todo dia vai parar no hospital. A Cannabis é quase a mesma coisa”, disse. “Acho que no Brasil não se cogita debater legalizar, devemos regulamentar. Aqui é um país indisciplinado. Com lei ou sem lei, a pessoa vai usar. Melhor que use com regulamento, que não se exceda, que as famílias cuidem disso”.

Em dezembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou novas regras para registro de produtos à base de Cannabis para fins medicinais no país. A medida permite que empresas obtenham aval para venda desses produtos em farmácias, mas o cultivo foi vetado e enfrenta críticas do governo -em especial do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que vê na medida um primeiro passo para a legalização da maconha. A agência nega essa possibilidade.

Em janeiro, a agência reguladora aprovou uma regra que passa a exigir apenas a prescrição médica para análise de cada pedido de importação de medicamentos à base de Cannabis.